sábado, 19 de janeiro de 2008

Recadinho aos solteiros

Antes de me casar, via o casamento como um oásis, uma ilhota tranqüila, cercada pelas águas turvas e revoltosas da solteirice. Ah! Depois que me instalei nesse oásis... Depois que pus os pezinhos nessa ilhota imaginária... Pude ver que essa metáfora nascia de um grande engano.
A verdade, meus amigos. A verdade verdadeira é que o oásis do casamento é ilusão. Uma ilusão que se desfaz logo, quando percebemos que de dois não se pode fazer um. Eis a grande ilusão! A ilusão de que não há diferenças em jogo, e de que não teremos que lidar com elas. Pois saibam que as diferenças estão lá, meus queridos! Aliás, não é bom que elas existam? Não é bom que eu me veja como alguém diferente e destacável da minha parceira ou do meu parceiro? E não é também saudável que eu me veja como alguém que tem sua própria história e seus próprios desencontros? É... Sem dúvida, isso é saudável. Mas dá trabalho!
Por isso, para não cair do cavalo, o melhor a fazer é não encarar o casamento como colônia de férias. Casamento, definitivamente, não é lugar de descanso, mas de trabalho. Ou melhor, de trabalhos, no plural! O trabalho da tolerância, da generosidade. O trabalho da paciência, daqueles que contam até três antes de abrir a boca, sabe?
Um, dois, três. Parece fácil? OK. Mas e quando as tormentas do casamento te transformam em bomba relógio?
Um, dois, três. Tente chegar ao três sem explodir, tente! O casamento, às vezes, transforma essa simples contagem em missão impossível, meus amores. Por isso, para não quebrar a cara, o melhor a fazer é mudar a perspectiva e deixar de ver o casamento como um lugar tranqüilo para se estar. A tranqüilidade do casamento, em geral, é sua morte, a morte do casamento.

Um comentário:

Getúlio disse...

Meu caro, depois de ler seu texto, me lembrei de duas ótimas frases:

"Malandro é o pato, que nasce com o dedo colado pra não usar aliança."

"Casamento é igual a uma piscina gelada, o primeiro idiota que pula fica fingindo que a água tá boa."

cara, abração!

Getúlio